CLIQUE  NO  TÍTULO PARA LER O ARTIGO:

2008:
CONDICIONAMENTO DAS PISTAs (fev)

2003:

CBBOL DEZ ANOS (dez)
REGRAS, CONVOCAÇÕES E SELEÇÕES (abr)
BOLICHE - ESPORTE E COMERCIO (mar)

2002:

O MESMO E OS MESMOS NA TAÇA SP (jan)
A MAIORIDADE DA TAÇA SÃO PAULO (jan)
RETROSPECTIVA 2001 (jan)

2001:
RESPOSTA AO PRESIDENTE DA CBBOL (nov)
PATTAYA - A HORA DA VERDADE 2 (nov)
PATTAYA - A HORA DA VERDADE (nov)
MUNDIAL AMF 4.º DIA:
    NÃO BASTA JOGAR MAL (nov)

MUNDIAL AMF 3.º DIA: PRÁTICA OFICIAL (nov)
A COPA AMF (set)
BOLICHE É ESPORTE. E SÉRIO! (set)
PROGRAMA DE TREINAMENTO DA WTBA (set)
PAPAGAIOS E OUTROS BICHOS (ago)
MÊS DO CACHORRO LOUCO (ago)
JOGANDO NO ÓLEO! (jul)
E O TAL DO STRIKE? (jul)
ALEGRIA SIM ... MAS (jul)
DOIS TORNEIOS (mar)
TAÇA SÃO PAULO (jan)

2000:
UM ESTADO DE ORGANIZAÇÃO (dez)
E DEPOIS VEIO O NATAL ... (dez)
DESCENTRALIZANDO OS TORNEIOS (nov)
REPENSANDO A FÓRMULA DAS TAÇAS! (nov)
item.gif (839 bytes)A DESPEDIDA DE BARTHÔ (out)
item.gif (839 bytes)TAÇA BAHIA (out)
item.gif (839 bytes)MULHERES NO BOLICHE (set)
item.gif (839 bytes)SOMOS TRI-CAMPEÕES (set)
item.gif (839 bytes)RENASCIDO DAS CINZAS ... (set)
item.gif (839 bytes)FATO BOM ... FATO RUIM (ago)
item.gif (839 bytes)ELEIÇÕES NA CBBOL (ago)
item.gif (839 bytes)BRASILEIRO INDIVIDUAL (ago)
item.gif (839 bytes)TAÇA BRASÍLIA DE BOLICHE (jun-jul)
item.gif (839 bytes)BOLAS PRÁ BRASILEIRO VER ... (mai)
item.gif (839 bytes)TREINANDO SPARES (mai)
item.gif (839 bytes)BRASILEIRO DE CLUBES (abr)
item.gif (839 bytes)SINAL DOS TEMPOS (abr)
item.gif (839 bytes)O PINO DEZ É SEU AMIGO (abr)
item.gif (839 bytes)SUL-AMERICANO DE CLUBES (fev)
item.gif (839 bytes)TAÇA SÃO PAULO 2000 (jan)
1999:
item.gif (839 bytes)MUNDIAL DA FIQ (dez)
item.gif (839 bytes)TAÇA SANTO ANDRÉ (nov)
item.gif (839 bytes)SÃO TOMÉ DO BOLICHE II (ago)
item.gif (839 bytes)SÃO TANTAS EMOÇÕES ... (ago)!
item.gif (839 bytes)BOLAS  x JOGADORES (ago)
item.gif (839 bytes)BOLICHE É ESPORTE (ago)
1998:
item.gif (839 bytes)SÃO TOMÉ DO BOLICHE (abr)

Nota: Solicito à todos que tenham críticas e/ou sugestões em relação à esta coluna, que mandem-me diretamente os seus e-mails sobre tal assunto, clique em E-mail para o Augusto Dias. Esta coluna é apenas a minha visão dos fatos, contendo minhas opiniões pessoais. Estou aqui exercendo um direito constitucional: o de liberdade de expressão.

BOLAS PRA BRASILEIRO VER ... OU JOGAR ?!
(E fizeram uma bola de Boliche pensando em nós!!!!????)

Pois é meu Povo!

Vejam vocês que as surpresas com as novas "Caras" (não a revista) das bolas de boliche não pararam no nosso 'olhinho' e na 'caverinha' nas quais já falamos aqui. O pessoal da Ebonite lançou uma bola com um pino dentro. Veja a dita aí ao lado.

Bom, pelo menos ninguém poderá reclamar que perdeu o pino numa jogada qualquer - ainda mais o pino Dez, pode até não acertar o dito cujo, mas pelo menos vai ter o prazer de ver um pino rolando pela pista...

PIN BALL

SOCCER BALL

A outra novidade, é lançamento da Storm. Acho que o pessoal de Marketing da fábrica está pensando no mercado Brasileiro, por isso lançaram uma bola de boliche com a cara de uma bola de futebol - o tal 'soccer' pros gringos. Dê uma olhadinha na 'gorduchinha' deles aí ao lado.

Pelo menos, agora podemos dizer que tem gente chutando a bola. Essa bola deve ser boa pro Marcelinho Carioca - já imaginaram o o 'pé de anjo' batendo de 3 dedos nela!!??

"Sabe o que é!" A Storm deve estar apostando no Sucesso do Carnival Storm Open de 2001. Gente!!!!! Será que isso não é influência do Careca, não!? Se for, espero que o Careca não seja PSDB ou PFL, se não.....!!!!

Jogo que segue ...

maio/2000

[TOPO]


TREINANDO SPARES

( ... ou como parar de ficar inventando desculpas para errar ! )

 

Pois é meu Povo !

Conforme prometido, volto ao tema Spare. Desta vez trago à vocês um sistema de treinamento de Spares de muita utilidade.

Gostaria de agradecer ao Amigo Rogério Colonna que enviou-me um texto em inglês, que serviu de base para este.

E aproveito, peço desculpas ao Colonna, por ainda não ter publicado os textos contidos em nossos e-mails que temos trocado há tempos ( nem tudo poderá ser publicado, claro!!!). Falha Nossa! Pois nestes e-mails há mais informações úteis de que muitas horas de aulas ($$$$) que muita gente anda tendo por aí!

 A maioria das pessoas concordaria que o modo mais rápido para melhorar sua média é fazer Spares. Um Spare a mais numa série de três partidas aumentaria suas médias em 3.3 pinos, sem precisar fazer um Strike a mais para tanto!

Consistência de saque, precisão, arremessos dentro do Pocket,... tudo isso aumentará suas médias. É razoável assumir que vocês podem fazer o seguinte num treino com mais concentração e focado em seus objetivos: acertem o Pocket mais vezes em cada treino; a meta é fazer menos Splits ou figuras de Spares difíceis de se fechar, e fazer ao menos um Strike a mais a cada três partidas; vocês deverão objetivar em seus treinos a fazer pelo menos um Spare extra; se vocês poderem fazer isto, e todo mundo pode, vocês aumentarão suas médias assim: 3.3 pinos para cada Spare convertido em vez de errar um; 3.3 para cada Split ou figura difícil a menos que vocês pegarem (os quais vocês agora converterão em Spares; considerando que agora são mais fáceis de vocês converterem!); e 3.3 para um Strike a mais no "momento certo" (caso este se torne um Double); isto dará um aumento de dez pinos em suas médias só com melhorias muito simples em seu jogo global ...

Todos vocês precisam fazer:
(A) um Strike a mais;
(B) pegar menos Splits ou Spares difíceis de se fechar;
e (C) obter uma rotina para jogar o Spare.
Isto é uma meta alcançável para qualquer jogador! 

No Campo de Treinamento de Dick Ritger tem um jogo chamado de spare/pocket para se jogar ... eles dizem que você deve fazer isto pelo menos quatro vezes a cada sessão de treino; duas vezes ANTES DE você trabalhar em qualquer outra coisa; e duas vezes DEPOIS QUE você completar sua rotina de treino. O jogo é de sete " Frames ". Faça um quadro como segue: 

Frame 1 = Pino 10
Frame 2 = Pino 6
Frame 3 = Pino 3
Frame 4 = Pocket ( Pinos 1 e 3 para destros, e pinos 1 e 2 para canhotos)
Frame 5 = Pino 2
Frame 6 = Pino 4

Frame 7 = Pino 7

Frame 1: Pino 10, arremesse até que você acerte duas vezes consecutivas; conte quantos arremessos você levou para fazer isto duas vezes seguidas; esta contagem é por Frame.

Frame 2: pino 6; arremesse até que você acerte duas vezes consecutivas; conte quantos arremessos você levou para fazer isto duas vezes seguidas; esta contagem é por Frame. 

Frame 3: Pino 3; arremesse até que você acerte duas vezes consecutivas; conte quantos arremessos você levou para fazer isto duas vezes seguidas; esta contagem é por Frame. 

Frame 4: O Pocket; lhe é permitido três arremessos de prática para achar o Pocket; quando você começar novamente (mas não faça como alguns jogadores aqui no Brasil, que só começam a marcar quando acertam o primeiro arremesso), o objetivo é o Pocket (você não precisa fazer Strike, apenas acerte o Pocket - eu já falei isso em outro artigo, o Strike é conseqüência de quem acerta mais vezes o Pocket); arremesse até que você atinja o Pocket duas vezes consecutivas; conte quantos arremessos você levou para acertar o Pocket duas vezes seguidas; esta contagem é por Frame.

Frame 5: Pino 2; arremesse até que você acerte duas vezes consecutivas; conte quantos arremessos você levou para acertar duas vezes seguidas; esta contagem é por Frame.

Frame 6: Pino 4; arremesse até que você acerte duas vezes consecutivas; conte quantos arremessos você levou para acertar duas vezes seguidas; esta contagem é por Frame.

Frame 7: Pino 7; arremesse até que você acerte duas vezes consecutivas; conte quantos arremessos você levou para acertar duas vezes seguidas; esta contagem é por Frame.

Agora, some sua contagem. Uma contagem perfeita é de 14; a maioria dos profissionais possuem uma média não pior que 14.5. Mantenha um registro de (A) sua contagem total, e tenha como meta alcançar uma média de 14.5-15; (B) sua contagem 
em cada Frame; analise e encontre qual Spare que você tem realmente uma maior dificuldade de acertar e faça neste um trabalho mais específico com arremessos extras. 

Finalmente, se você estiver treinando para melhorar realmente, nunca treine para atingir uma determinada pontuação (e isto é realmente o que a maioria de nossos jogadores fazem, vão ao boliche para DERRUBAR PINO, ao invés de se concentrar em um trino de verdade), apenas trabalhe os Spares, o Pocket e ajustes de ângulo ... você não melhorará o nível de acerto de seus Spares a menos que você os pratique; você não vai atingir mais vezes o Pocket a menos que você faça disso um objetivo de treino. 

 

Dúvida (?): Pergunte ! Que eu te respondo!

 

Jogo que segue...

 

maio/2000

[TOPO]


BRASILEIRO DE CLUBES 2000
( Vasco da Gama Descobre o Ouro do Brasil! )

Pois é meu Povo!

Neste sábado passado (22/04/00) comemoramos os 500 anos do Descobrimento do nosso Brasil. Parabéns à você Povo, meu e nosso, maravilhoso povo brasileiro!

Todos sabemos que nosso descobridor foi Pedro Alvares Cabral, à bordo de uma nau com uma Cruz de Malta em suas velas.

Neste domingo 23 de abril, outras duas naus, carregando estampada em seus panos de vestir e navegar a Cruz de Malta, descobriram o ouro do Brasileiro. Não o ouro das minas, mas o ouro forjado em medalhas do Campeonato Brasileiro de Clubes de Boliche 2000 de 1.ª e 2.ª Divisões. O nome do navegador agora é Vasco da Gama, personificado em duas equipes de boliche, capitaneadas por Márcio Antônio Vieira.

Sendo assim que todos os presentes à cerimônia de premiação ontem no Planet Bowling/SP, local da competição, viram e ouviram o Sr. Marco Aurélio Áreas, Presidente da CBBOL anunciar as equipes do Clube Vasco da Gama como Campeãs do último Campeonato Brasileiro de Clubes do milênio.

As equipes tiveram a seguinte escalação: 1.ª divisão - Jacqueline Costa, Lúcia Vieira, Márcio Vieira, Walter Costa, Juliano Oliveira e Caco Cruz;  2.ª divisão - Léa Castro, Mary Ministherio, Carlos Gladulich, Moreira de Ávila, José Julio e Augusto Dias.

Sobre a 2.ª divisão, na qual este internético escriba participou, eu tenho uma única coisa a dizer: "O favoritismo só é bom quando se consegue vencê-lo e ganhar o jogo ". Muitos falaram que a equipe do Vasco da Gama desta 2.ª divisão era a favorita e que suas equipes - destes que nomearam-nos favoritos,  não tinham chance de vencer-nos. Digo à estas pessoas, que realmente elas não tinham chance de vencer-nos. Pois já entraram nas pistas derrotadas por sua fraqueza e falta de vontade de vencer desafios. "O jogo é jogado, e o lambari pescado". Vencemos apenas e somente apenas na última jogada da última partida de nossos dois últimos jogadores. Somente aí então, o favorito venceu.

Parabéns ao Royal Clube do Rio Grande do Sul, que foi o vice-campeão.

Bom, gente! Sobre a 1.ª divisão, há muito o que se falar e poucas linhas para publicar. Mas aqui, gostaria novamente de chamar a atenção de algumas outras pessoas que reclamaram da participação de atletas do México - campeões e vice-campeões mundiais, antes do torneio. Estas pessoas também já entraram derrotadas nas pistas, humilhadas por sua própria fraqueza e falta de auto-estima.

Felizmente, os atletas do Vasco da Gama, só se alegraram com a participação destes atletas. E, talvez por isso, foram os vencedores de todas as fases do evento: Individual, Duplas (1.º e 2.º colocados no masculino), Tercetos Mistos, Equipes, e colocando no All Events (24 partidas) Individual Masculino, 3 de seus jogadores nas 3 primeiras colocações, Caco Cruz, Márcio Vieira e Juliano Oliveira. E, como se não bastasse isso, esta equipe do Vasco da Gama bateu os recordes brasileiros de pontos ganhos, e recorde de média individual da equipe em 24 partidas.

E assim foi...

Parabéns ao Clube mineiro Cruzeiro que foi o vice-campeão, para tristeza da equipe do Atlético Mineiro que viu seus arqui-inimigos subirem ao pódio à sua frente.

Sobre o condicionamento das pistas, agora com uma máquina nova, que passa Gel, em vez de espalhar óleo nas pistas, constatou-se que tivemos na maior parte do tempo as pistas mais rápidas e mais regulares que o condicionamento na forma anterior.

Gostaria de salientar que isto não se deve apenas à máquina nova, nem ao Gel mas, principalmente, à regulagem da máquina nova, que não teve tempo de ser mexida por mãos inafortunadas.

Sobre os resultados com o Gel: ganhou quem tinha que ganhar, jogou bem quem tinha que jogar bem. Se fosse como alguns esperavam,... "Márcio Vieira foi segundo no All Events e Campeão Brasileiro de Clubes pela sexta vez, não é isso?!" ...creio que não preciso falar mais nada.

No Óleo ou no Gel! Jogo que segue...

abril/2000

[TOPO]


SINAL DOS TEMPOS
(Boliche Multimídia, Multicolorido e Multiestranho...!)

Pois é meu Povo!

Este fim de milênio nos traz cada coisa!? Todos nós sabemos (!?) da evolução histórica dos equipamentos de boliche, principalmente a que relaciona-se com as bolas.

Já se vâo os tempos das bolas de madeira, que foram seguidas pelas de borracha, que pulavam tanto quanto as nossas dançarinas de Axé Music. Depois vieram as de plástico duro e Uretano, Uretano Reativo e Proativo, com seus núcleos Multiformes. Na sua maior parte as bolas eram negras, ou de cores sóbrias. Vieram as perolizadas, etc.

Há pouco tempo, surgiram as bolas de plástico transparente. E na onda do filme King Pin, no qual aparece uma bola transparente com uma rosa vermelha (de duvidoso gosto!) na mão de Bill Murray, veio uma com uma caveira em seu interior - aqui no Brasil, Fábio Grossi de Brasília possui um dessas - dizem as más línguas, que é a bola dele fritar Spare - Que Maldade Gente!! (Veja a imagem ao lado)

SKULL BALL

Mas não pensem que a criatividade (?!?) dos desenhistas das fábricas parou por aqui, vejam vocês que os indivíduos fizeram uma bola como se fosse um - pasmem - Globo Ocular. E cheio de detalhes...:

EYE BALL

Taí a imagem da dita cuja. Ela tá olhando para vocês!
Bom, pelo menos deve ser engraçado jogar com ela, não ? Segundo informações técnicas que obtive do olhinho aí, dão conta de que esta bola serve muito bem para um tipo de jogador - que aqui no Brasil existem muitos, "os de olho grande"  nas jogadas dos adversários. Sim, aqueles que vivem secando-nos.

Com esta bola, eles poderão ficar com dois olhos no inimigo, e um nos pinos. Além do fato, de que com esta bola rolando na pista, o dito jogador poderá ir secando as bolas dos colegas em seu caminho pela pista.

Servirá também, para aqueles jogadores que adoram ir dentro das pistas para ver como está o Óleo, e depois não jogarem nada. Mas agora, não precisam dar-se ao trabalho de ir dentro das pistas. Basta no aquecimento fazer um ou dois arremessos com esta bola, e já verão como está a passagem do Óleo - já que não faz diferença para suas médias mesmo!!!?

Outra categoria de jogador a ser benficiada com esta bola, será os que erram muito pino isolado. Explico: segundo as especificações desta bola, este tipo de jogar pode não melhorar o seu percentual de acerto de pinos isolados, contudo, além de proporcionar à todos nós um belíssimo espetáculo visual e inúmeros gracejos que se produzirão, poderão passar seu olho mais perto dos pinos que erram. Será uma visão privilegiada!

18/abril/2000

[TOPO]


O PINO DEZ É SEU AMIGO
( ... mas temos amigos que são uns pinos dez ! )

Pois é meu povo !

Neste artigo, falaremos deste flagelo de madeira e plástico chamado Pino Dez. E, com a aproximação do Campeonato Brasileiro de Clubes, este artigo poderá ser muito útil, para muitos.

Uma vez quando eu fazia uma aula de Judô, o mestre disse-me que a força e os movimentos de meu oponente poderiam ser meus aliados. Bem, eu estou aqui para lhes falar que é assim com o pino 10 (ou o pino 7 para os canhotos).

Deixem-me começar explicando porque acredito que deixando o pino 10 não é uma situação tão ruim como alguns poderiam pensar. Primeiro, a obrigação número um do bolicheiro é lançar a primeira bola, em qualquer "frame", para que atinja o "pocket" (espero que todos saibam o que seja o "pocket" - caso contrário: Pergunte ! Que eu respondo !).

O "strike" é produzido normalmente quando você atinge o "pocket". Porém, basta uma pequena mudança no saque ou na velocidade da bola, para que esta bola atinja o "pocket" e deixe o pino 10. Quanto com mais freqüência você atingir o "pocket", mais chances você terá para fazer "strikes", mas também mais chances terá para deixar o pino 10.

Muito freqüentemente eu vejo um bolicheiro fazer um par de "strike" e então deixar um sólido pino 10. Este bolicheiro fica então transtornado porque o pino 10 não caiu e aí dá chilique, bufa, e vai para o "approach" ... e não faz o "spare".

Em muitos casos o resto do jogo é afetado de um modo negativo. Em verdade eu vos digo, que só há dez pinos para serem derrubados. Na primeira bola, se você derrubar nove, você derrubou 90% dos pinos. Se você fizer uma prova na escola, e acertar 90% das perguntas, normalmente você terá um ‘DEZ ' ou um ‘NOVE ' na pior hipótese; ambas as notas são excelentes. Mantenha o humor e o pensamento positivo, suba no "approach" e converta o "spare".

Ainda sem fé? Aqui estão algumas sugestões muito úteis em como converter melhor o pino 10 da próxima vez que você deixá-lo:

A. Posicione-se à esquerda da pista e use a seta quatro (a do meio) como seu alvo. (Os canhotos movem-se para a direita) usando a parte do meio da pista você terá um ângulo melhor de ataque e onde há geralmente mais óleo (é certo que alguns de nós dirão que nossos torneios têm menos óleo no centro da pista ...) no centro da pista para ajudar a bola a ir mais longe e direto ao pino 10.

B. Confira o seu sapato de Slide após ao arremesso para o pino. Você deveria deslizar em direção ou para o lado da canaleta do último ponto da linha de falta.

C. Você pode escolher em usar uma bola que não tenha o mesmo potencial de "hook" (bola de Plástico) que a sua bola para "strike".

D. Você pode escolher em mudar a posição da mão (quebre o pulso) fazendo com que sua bola role mais direto do pino.

E a propósito, freqüentemente o medo de deixar o pino 10 e errá-lo, afeta nossa confiança na primeira bola. Lembre-se, você está muito perto de fazer um "strike" quando deixa o pino 10.

Jogo que segue ...

abril/00

[TOPO]

 

 

 

 

 

 

x

xx

xxx