NOTÍCIAS

25/07/99 (tarde): Apesar de ainda não ter voltado a jogar, João tem comparecido à vários eventos de boliche. Inclusive esteve presente no Campeonato Brasileiro Individual encerrado hoje em Santo André. João tem feito cirurgias reparadoras e mantem, sob protesto, um rígido regime alimentar.

CRONOLOGIA DOS FATOS:

São Paulo Urgente !

O atleta João Walter, integrante da Seleção Paulista Campeã da Taça Brasil/98, esteve internado na U.T.I. sob coma induzido do dia 6 ao dia 25/02/99 no Hospital Santa Cruz.

O nosso companheiro foi vítima de um assalto, quando 5 ladrões o atacaram após sair de um bar, onde estava com amigos. João sofreu várias pauladas, principalmente na cabeça, que acabaram provocando-lhe um edema cerebral.

joaowalter.gif (12514 bytes) Amigos do Boliche
Vencemos esta partida
!!!
A estratégia adotada:
fé, esperança e amor venceu a violência.
O João Walter já está em casa recuperando-se rapidamente e
feliz com a presença de todos ao seu lado.
Agradecemos à vocês que estiveram conosco em cada minuto.
Muito obrigado
(a) Familiares e Amigos.
(14/03/99)
28/03/99 (tarde): Os atletas participantes do Campeonato Paulista de Equipes ficaram muito felizes na tarde deste domingo. O nosso companheiro João Walter fez uma visita surpresa ao Sanpa's Bowling, onde ocorriam as partidas finais. Ele foi recebido com muito carinho e emoção por todos. Os inúmeros cumprimentos e abraços não foram suficientes para demonstrar a alegria sentida por todo mundo com a volta do João ao boliche, mesmo que tenha sido como espectador ... ao menos por enquanto ...
11/03/99 (tarde): Felizmente a alta do João Walter foi antecipada para a tarde de hoje. Ele já está em sua residência onde continuará sua recuperação. Graças à Deus !
11/03/99 (manhã): João Walter deverá ter alta hospitalar até o próximo sábado, dizem os médicos. Uma tomografia realizada na 3.ª feira (09/03/99) mostrou uma redução quase total do edema. A traqueostomia está praticamente fechada. João está andando, alimentando-se e bebendo sozinho. Ele disse aos familiares que "precisa sair logo do hospital ... voltar a treinar ... e jogar em Curitiba ... ".
05/03/99 (manhã): A recuperação entrou num estágio mais acelerado. Os médicos já estão preparando a retirada da traqueostomia. Alguns testes feitos com o João mostram que está com boa memória, consegue ler e assiste TV. Movimenta-se bem sem ajuda, quase consegue levantar-se sozinho, está sempre atento aos acontecimentos no seu quarto. Fica um pouco impaciente pela manhã, mas fica mais tranqüilo no resto do dia.
03/03/99 (manhã): João continua recuperando-se bem. Está fazendo as primeiras tentativas para comer, mas continua com a traqueostomia. Hoje deverá fazer um Raio-X da garganta para identificar as razões da dificuldade que tem para comer. Comunica-se através de sinais. Consegue sentar-se, com ajuda. Está fazendo fisioterapia e já consegue mover-se, embora lentamente. Sente todos os membros do corpo.
26/02/99 (à noite): Felizmente o João saiu da U.T.I. Na manhã de ontem (quinta-feira-25/02/99) foi transferido para o quarto. Ainda requer cuidados especiais e não pode receber visitas. Não está mais sedado nem respirando através de aparelhos, está apenas com a traqueostomia e recebendo soro. Já abre os olhos e está lúcido (em alguns momentos tem alguma dificuldade com a memória, mas isso ocorre nesses casos), entende parte do que se passa à sua volta, reconhece os familiares e fica emocionado em algumas ocasiões. A recuperação está dentro do previsível, lenta porém firme.
20/02/99 (à tarde): João continua na U.T.I., sedado e respirando com ajuda de aparelhos. Permanece em jejum, apenas tomando àgua. Os médicos estão combatendo uma infecção pulmonar em conseqüência da traqueostomia à qual foi submetido. O seu estado geral continua melhorando, sem inchaço aparente e com diminuição do edema cerebral. Já mexe a boca e está engolindo saliva. Está prevista uma tomografia brevemente. Os médicos prevêm que após sair da U.T.I. deverá ficar 40/50 dias em recuperação hospitalar.
14/02/99 (noite): Apesar do estado geral do João ter evoluído muito bem, ainda requer muita atenção e acompanhamento. Provavelmente ficará mais uma semana em tratamento intensivo.

12/02/99 (manhã): João continua sedado e seu estado já é avaliado como bom pelos médicos. O edema e o inchaço diminuiram bastante. Têm reagido à estímulos e os médicos afirmam que está ouvindo. Ainda não abriu os olhos. Está prevista a sua transferência para um quarto neste sábado.

10/02/99 (manhã): Continua grave o estado de saúde do João, porém tem apresentado evolução positiva neste período de observação. Estão previstos novos exames na 5.ª feira.

08/02/99 (à tarde): Boletim médico informa que apesar de continuar grave, o estado geral da saúde do João Walter apresenta sinais importantes de melhora. Está reagindo positivamente ao tratamento, diminuindo bastante a possibilidade de sequelas em razão do trauma sofrido.

 

[ ÍNDICE DE NOTÍCIAS ]

[TOPO]